Benefícios da meditação para a sua vida profissional

Publicado em 27 de março de 2019 |

Muito se fala dos benefícios da meditação para quem quer ter uma vida mais saudável, equilibrada e tranquila. Isso naturalmente inclui relações pessoais mais harmoniosas e uma rotina menos estressante, você concorda?

E a parte profissional, como fica com tudo isso? Afinal, o comportamento da nossa mente não é influenciado de forma isolada. A ideia é utilizar esses recursos de autoconhecimento para melhorar diversos aspectos, resultando em uma melhor qualidade de vida.

Então, para entender melhor como a prática da meditação é capaz de impactar positivamente a sua vida profissional, continue lendo o texto a seguir!

Os dilemas do profissional moderno

Inúmeras tarefas para cumprir, uma caixa de e-mails lotada, cobranças do chefe, falta de tempo para o lazer, orçamento apertado, minutos perdidos no trânsito todos os dias, compromissos familiares, preocupações acumuladas, eventuais desentendimentos no trabalho… enfim, seria possível listar uma série de situações que são comuns para a maioria dos profissionais nos dias de hoje.

E o resultado disso tudo também não é muito difícil de imaginar: estresse, angústia, desânimo, falta de foco, dificuldade de tomar decisões, falhas na memória, redução da criatividade e da capacidade de concentração, entre tantos outros.

O baixo desempenho é uma consequência quase que automática de uma vida estressante, o que indica que o problema não afeta somente o lado pessoal. A produtividade no trabalho com certeza é gravemente abalada nessas condições.

A questão é que deixar que isso aconteça sem fazer nada para reverter esse contexto é como alimentar uma bomba-relógio — em algum momento, ela vai explodir. Perceber isso a tempo é uma atitude fundamental para evitar maiores prejuízos, tanto para a vida profissional quanto pessoal.

Por que meditar pode ser uma boa solução

Sair do estado de esgotamento emocional não é uma tarefa fácil. Ao mesmo tempo, cada pessoa vive uma experiência diferente e não é possível encontrar uma fórmula ou receita que funcione para todos.

Porém, existem várias indicações para lidar com esse tipo de problema — e meditar é uma delas. Adquirir esse hábito é uma atitude que pode transformar a sua vida e favorecer até mesmo o seu crescimento profissional.

Como isso acontece? Cada benefício da meditação pode ser utilizado ou levado para o ambiente de trabalho. Por exemplo, o exercício de ficar mais atento ao momento presente ajuda no aumento da concentração e do foco.

Aos poucos, as pessoas deixam as angústias sobre passado e futuro de lado, fazendo com que sobre maior atenção para o presente. Ou seja, para as tarefas e desafios que ela precisa lidar a cada dia.

A capacidade de criação é outro fator beneficiado. Quando estamos cansados e estressados é mais difícil ser criativo, pois parece que o cérebro fica bloqueado. Com isso, a busca por novas ideias fica estagnada. Imagine o desespero de receber uma cobrança do seu chefe e simplesmente não conseguir oferecer uma solução?

Sem contar que a calma e a consciência no desenvolvimento das suas atividades vai fazer com que os seus resultados sejam muito mais positivos — uma combinação de diminuir a chance de erros e aumentar a produtividade.

Não por acaso, diversas empresas no mundo são grandes motivadoras da meditação para os seus funcionários.. O Facebook é um exemplo que aposta na prática tanto para a qualidade de vida, quanto para o rendimento profissional. Por isso, a própria instituição oferece aulas para que os seus colaboradores aprendam a meditar e façam isso constantemente.

Viu só como os benefícios da meditação podem se estender também para a sua carreira? Se você tem interesse pelo tema e deseja ter uma vida mais equilibrada, não deixe de procurar novas informações.

Nossa sugestão é que você aproveite para conhecer o Mindfulness, um método que tem conquistado milhares de pessoas!

Gostou??? Compartilhe