Disciplina e aprendizagem – Melhorando seu rendimento

Publicado em 16 de janeiro de 2018 |

Todo mundo tem algum objetivo em determinado momento da vida, não é mesmo? Seja ele conquistar o emprego dos sonhos, entrar na faculdade, melhorar a forma física, aprender um novo idioma, fazer uma viagem importante ou qualquer outro. E sabermos: a resposta pode estar na disciplina!

Em todo caso, é preciso muita disciplina para que o seu rendimento não seja comprometido. Principalmente para quem tem uma rotina corrida, encontrar maneiras de manter-se disciplinado é fundamental.

Pensando nisso, trouxemos no post de hoje algumas dicas para melhorar sua disciplina no dia a dia. Além de tentar ajudar e fazer com que você conquiste suas metas com mais facilidade. Confira!

1. Fazer um plano de ação

O primeiro passo é refletir sobre quais são as suas vontades, prioridades e obstáculos no momento. Identificar esses pontos ajuda a visualizar de maneira mais clara o que você quer. Também ajuda a descobrir quais as dificuldades você pode encontrar no caminho.

Se você não tiver mais ou menos em mente o que deseja, fica mais difícil conseguir disposição e foco para chegar até lá. A disciplina está muito ligada às motivações que você encontra para perseguir um objetivo.

Por isso, tentar estabelecer um plano de ação é importante para criar estratégias e pequenas metas que possam ser vencidas dia após dia. Para isso, uma boa ideia é montar um cronograma com seus afazeres. Crie checklists — diárias ou semanais, por exemplo — que devem ser cumpridas.

2. Eliminar as distrações tenha disciplina

Um dos maiores problemas de várias pessoas nos dias de hoje é conseguir afastar-se das distrações para manter o foco no que está fazendo. O nosso acesso às informações cresceu tanto que é difícil desconectar-se por alguns minutos ou horas.

Provavelmente você já percebeu que quando estamos estudando, trabalhando, respondendo um e-mail ou fazendo qualquer outra atividade, é só perceber alguma movimentação diferente para a concentração ir embora.

De fato, o computador, a TV, o celular e todos os outros dispositivos parecem muito atrativos. Somos atraídos pelas novidades quando o que mais precisamos é manter a nossa atenção em outra coisa.

Uma boa tática para lidar com isso é determinar dentro do seu plano de ação alguns horários para realmente fazer o que você precisa. Mas sempre considere alguns intervalos para distrair um pouco a cabeça, ao contrário de ficar com ela distraída o tempo todo.

Nesse sentido, um bom exemplo é a técnica Pomodoro. Foi desenvolvida por um italiano nos anos 80. Ela propõe que a cada 25 minutos realizando uma tarefa sem interrupções, você faça uma pausa de 5 minutos para relaxar.

Então, depois de quatro pomodoros você poderá fazer uma pausa maior, de aproximadamente 30 minutos. Essa é uma ideia que pode ser adaptada de acordo com a sua rotina e necessidades. Ela ajuda a controlar a ansiedade, as distrações e a aumentar o seu rendimento.

3. Manter sua qualidade de vida

Engana-se quem pensa que uma pessoa produtiva e disciplinada é aquela que perde suas noites de sono para dar conta de tudo que precisa fazer. Ao contrário, o ideal é conseguir equilibrar todas as atividades e compromissos com a sua qualidade de vida.

Ainda que vez ou outra seja necessário um esforço a mais, procure não deixar que a sua saúde e bem-estar sejam afetados pelos seus afazeres. Aliás, não deixe de incluir no seu planejamento horários para realizar as funções básicas como alimentar-se periodicamente, fazer exercícios físicos e dormir.

O nosso organismo precisa desse momento de descanso e renovação para se manter ativo e produtivo. Quem sacrifica muito o sono acaba tendo dificuldades de concentração, memorização e aprendizagem.

Portanto, não negligencie os cuidados consigo mesmo e reserve tempo para relaxar. Encontrar os amigos, praticar um hobby ou simplesmente não fazer nada e descansar. Acredite, isso também influencia no seu rendimento.

4. Pensar nas recompensas a longo prazo

Parte da nossa capacidade de autodisciplina inevitavelmente está relacionada aos benefícios vislumbrados. Pensar nisso nos mantém firmes no nosso propósito e mais resistentes às tentações, como a preguiça e a procrastinação.

As recompensas no futuro funcionam como um incentivo para continuar. Por isso, quando se sentir cansado e desmotivado, lembre-se dos seus objetivos e retome a coragem para prosseguir. Fazer esse exercício mental diariamente é uma das técnicas para manter a motivação em alta!

5. Aprender mais sobre mindfulness

Nem só de distrações exteriores vivem os homens. O celular e as redes sociais podem ser uma grande tentação contra o seu foco. Muitas vezes o “problema” está dentro de nós mesmos.

A dificuldade de manter a disciplina e a concentração nas nossas tarefas pode ser resultado dos sentimentos e pensamentos que andam rondando a nossa cabeça. Vai dizer que aquela expressão “com a cabeça no mundo da lua” nunca fez sentido na sua vida?!

Essa é uma realidade para diversas pessoas que ficam presas a momentos passados ou preocupadas demais com o futuro. Logo, é essencial saber reconhecer esse fato e buscar alternativas que ajudem a reverter a situação — sobretudo porque ela pode acabar com o seu rendimento e também com a sua saúde.

Sabendo disso, nossa última dica é que você procure conhecer melhor o mindfulness. Trata-se de uma técnica que visa trabalhar o estado de atenção plena das pessoas, para que elas saiam um pouco do modo automático do dia a dia e vivam mais o presente.

Assim, é possível organizar-se melhor internamente para começar a fazer algumas mudanças significativas na sua rotina, deixando-a mais leve e produtiva.

E então, gostou nossas dicas para melhorar sua disciplina e rendimento? Comece o seu dia tentando colocá-las em prática e não deixe de curtir nossa página no Facebook para acompanhar outras novidades e informações!

Gostou??? Compartilhe