Ensino online e os caminhos da aprendizagem

Publicado em 9 de janeiro de 2018 |

É on? É off? Os caminhos da aprendizagem e os cursos online

Todos nós percebemos que o mundo vem mudando, sobretudo com a internet e o avanço de diversas tecnologias. As possibilidades já não são as mesmas de 30, 20, 10 ou mesmo 5 anos atrás.

Antigamente era preciso realizar grandes esforços para conseguir algum tipo de qualificação. Hoje os cursos online têm ganhado cada vez mais força. Essa modalidade de ensino vem ganhando força como uma alternativa de aprendizado sólida, eficaz e de alta qualidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de conferir o nosso post de hoje!

As bases da educação online

Aprender algo novo é um processo encantador, que atrai diferentes pessoas no mundo inteiro. Muitas delas estão em busca de uma oportunidade profissional melhor e têm consciência de que a capacitação é o melhor caminho para isso.

No entanto, há outras que são motivadas pelo simples desejo de adquirir um novo conhecimento para si mesmas, distrair a mente ou buscar autoconhecimento e encontrar uma nova paixão.

Enfim, são diversas as razões pelas quais as pessoas procuram aprender um novo conceito ou uma nova habilidade. E, nesse sentido, a educação online tem desempenhado um papel cada dia mais relevante.

A possibilidade de reduzir distâncias e aproximar pessoas com os mesmos interesses, dispostas a trocar conhecimentos e experiências, é realmente fascinante.

Os cursos online e a EAD (educação/ensino a distância) têm viabilizado de maneira significativa o desenvolvimento de novas competências. Eles acabam facilitando esta conexão entre pessoas que têm algo a ensinar e pessoas que desejam aprender.

Por isso, não deve haver espaço para preconceitos com tal modalidade, que é tão agregadora. Não que os livros e as escolas tradicionais tenham perdido o seu lugar. Mas as vantagens deste novo modelo é o que tem atraído milhares de pessoas pelo mundo. 

E você? Já conhece quais são essas vantagens? Então, leia o tópico a seguir e entenda um pouco melhor sobre isso.

5 benefícios dos cursos online

Quem ainda não passou pela experiência de fazer um curso online talvez tenha algum tipo de dúvida relacionada às suas vantagens. Pensando nisso, trouxemos alguns dos principais benefícios de investir nesse tipo de aprendizado.

     1 – Flexibilidade

Um dos grandes privilégios de fazer um curso pela internet é poder organizar a sua própria rotina.  Além de proporcionar maior flexibilidade em todos os sentidos. Você não precisa se deslocar até um determinado local, assim como não precisa cumprir um horário pré-determinado.

Isso facilita muito que você concilie os seus compromissos e encontre um tempo para dedicar ao aprendizado de um novo conteúdo! Mesmo que, para isso, você tenha que ficar acordado até tarde ou aproveitar o seu intervalo de almoço na empresa (o que seria impossível no caso de um curso presencial, com hora marcada).

O conteúdo fica disponível na plataforma de ensino e você pode acessá-lo de onde estiver, em qualquer lugar do mundo. Quer vida mais flexível que essa?!

     2 – Autonomia

Uma das desvantagens de fazer um curso convencional é, querendo ou não, ter que acompanhar o ritmo da turma. Conviver com outros colegas é muito legal, mas nem sempre permite que você tenha autonomia no processo de aprendizagem.

Especialmente para quem é um autodidata — isto é, tem a facilidade de aprender por conta própria — essa característica dos cursos online é muito atrativa. O tempo é totalmente otimizado de acordo com a sua disponibilidade e rendimento.

Isso garante maior conforto ao aluno, ao mesmo tempo que se torna uma grande responsabilidade. Logo, quem opta por fazer um curso desse tipo deve ter sempre a consciência de que proatividade, disciplina, organização e foco são fatores essenciais para o seu sucesso.

Inclusive, é uma boa oportunidade para desenvolver ainda mais essas habilidades. Elas podem fazer toda a diferença tanto na sua vida profissional quanto na pessoal. Já pensou nisso?

     3 – Baixo custo

Muitas vezes, a necessidade de arcar com outras despesas no dia a dia não nos permite ter tantos recursos para investir na nossa capacitação como gostaríamos. Pensando por esse lado, o EAD é um ótimo aliado! Ele também se encaixa para quem não quer ficar estagnado e não pode gastar muito.

De maneira geral, os cursos online possuem preços bem mais atrativos que os presenciais, sem contar que não é preciso considerar custos extras como transporte e alimentação, por exemplo.

Ou seja, com um dispositivo conectado à internet você pode fazer tudo de onde estiver e ainda economizar.

     4 – Diversidade de opções

Nem todas as pessoas moram ou têm acesso aos grandes centros, onde normalmente a oferta de cursos é grande e diversificada. Por essa razão, não é difícil encontrarmos pessoas que acabam se dedicando à áreas distintas do seu interesse.

E qual o resultado disso? Pessoas insatisfeitas, que carregam o sentimento de não terem se dedicado ao que realmente gostariam de fazer. Além disso, independente de ser uma escolha profissional ou não, sempre tem alguma coisa que queremos aprender mais, não é mesmo?

Então, nada melhor do que poder contar com a tecnologia para ter acesso a uma infinidade de opções e conteúdos interessantes. Hoje em dia é possível aprender com profissionais altamente capacitados e experientes sem sair de casa!

      5 -Possibilidade de interação

Não pense que estudar pela internet significa isolar-se do mundo. Ao contrário, você se conecta com pessoas que talvez nem teria a oportunidade de conhecer quando faz parte de uma plataforma interativa.

Essa interação é a base do Social Learning, um novo conceito de aprendizado que acredita na ideia de que o conhecimento pode (e deve!) ser compartilhado para unir as pessoas e transformar o mundo!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre os cursos online? Se você também tem interesse no mundo da educação online, siga a nossa página no Facebook para continuar acompanhando nossos posts e novidades!

Gostou??? Compartilhe