Mindfulness é para você?

Publicado em 14 de fevereiro de 2019 |

Mindfulness: Entenda os mitos e os preconceitos sobre esse tipo de meditação tão necessário nos dias de hoje.

Um grande benefício trazido pela meditação com Mindfulness é controlar melhor o estresse. Inclusive, em conteúdos anteriores falamos um pouco sobre o mito do estresse e seus efeitos no nosso corpo. Quer entender mais sobre isso? Clique aqui e veja um vídeo explicando o que é o estresse. 

Falando sobre mitos…

Como Mindfulness tem relação com tradições orientais, e ainda é pouco conhecido no Ocidente, surgem uma série de mitos e preconceitos sobre o assunto. A falta de conhecimento se torna uma enorme barreira para as pessoas iniciarem a prática em sua rotina.

O Mindfulness é patrimônio da humanidade. Trata-se de uma qualidade inata da mente humana, independente de etnia, religião ou cultura. Assim, qualquer pessoa pode praticar e obter os benefícios associados a esta técnica.

Mindfulness não depende de religião ou cultura

Perder o foco e a atenção é um problema bastante comum na correria dos nossos dias, somos seres “multitarefa”. Com tanta distração, principalmente, com os diversos tipos de aparelhos eletrônicos, muitas vezes, entramos no modo automático, não vemos o tempo passar.

A prática de Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena, vem exatamente para fazer com que o praticante esteja realmente presente no que está fazendo, seja comendo, tomando banho, ou escovando os dentes.

Mindfulness é atenção plena, é estar consciente do seu presente

Mindfulness é uma meditação diferente que permite aos praticantes aplicar as técnicas em situações cotidianas. Não é preciso estar em uma posição específica para praticar, inclusive é possível usá-lo em atividades diárias.

Não é preciso estar sentado em posição de meditação para praticar o Mindfulness

O Mindfulness não te retira da condição de ansiedade ou de estresse, mas ele te ensina a lidar com isso de uma forma mais natural. Também não tem como objetivo relaxar o praticante, apesar de poder causar essa sensação. O Mindfulness te convida a olhar para os monstros e para os prazeres da vida, para sua realidade presente.

 

Nós costumamos prezar por uma boa alimentação, uma prática regular de atividade física, mas geralmente não pensamos sobre o tempo para a mente. Cada vez mais as pessoas estão perdendo a qualidade de parar e se auto observar para perceber o que está acontecendo dentro delas.

Não estamos dedicando tempo para a nossa mente

A intenção da prática não é deixar a mente “em branco” ou suprimir as emoções. A mente sempre produzirá pensamentos e emoções, e o objetivo do Mindfulness é fazer o praticante mais consciente do processo de produção de pensamento e emoções, podendo lidar com os mesmos de maneira mais efetiva, mas sem deixar de pensar ou de sentir.

O praticante fica mais consciente de seus pensamento e emoções

Enfim, Mindfulness é na sua essência uma boa oportunidade para você conhecer melhor o estresse e saber como ele influencia o seu corpo e a sua mente. Você também entende como o cérebro funciona e pode usá-lo a seu favor. É possível treinar o cérebro para reduzir o estresse e aumentar o bem-estar, conseguindo uma vida mais equilibrada.

Com práticas simples, feito uma “musculação” para o cérebro, ao longo do tempo você muda de forma surpreendente o seu mundo e o mundo ao seu redor. Estar presente é dar um presente para você mesmo. Dê essa oportunidade de se conhecer e de cuidar de si. Uma vida mais plena e feliz o aguarda.

Agora que você já sabe se o Mindfulness é para você, entenda sobre os benefícios que o Mindfulness pode trazer para a sua vida. Clique no link a seguir para ler o post:

Conheça 4 resultados que a prática de Mindfulness pode trazer para a sua vida

Para acessar o texto, clique aqui!

Gostou??? Compartilhe