Conheça 4 resultados que o Mindfulness pode trazer para a sua vida

Publicado em 14 de fevereiro de 2019 |

Você com certeza já ouviu falar sobre alguma técnica de meditação, por exemplo o Mindfulness, seja através de um conhecido, vendo um filme ou nas redes sociais. 

Nos conteúdos anteriores, conversamos um pouco sobre o que é meditação e os mitos e preconceitos sobre essa prática tão necessária no dia de hoje.

Se você ainda não leu, clique aqui e aproveite para ficar mais inteirado do assunto!

Quando se trata dos BENEFÍCIOS da meditação, as palavras mais comuns de serem citadas são equilíbrio e foco. Mas sempre fica a dúvida:

Quais realmente são os impactos da meditação na nossa vida?

Neste post iremos apresentar para você quatro resultados que a prática de meditação pode trazer para a sua vida, explicando como isso acontece.

Trataremos especificamente da técnica conhecida como Mindfulness, ou atenção plena. Essa técnica consiste em buscar um estado de consciência que acontece quando intencionalmente prestamos atenção no momento presente. E aí, quer saber logo quais são os benefícios do Mindfulness para você? Então vamos lá!

1º Redução de dores físicas e emocionais, além de uma melhora significativa na capacidade em lidar com elas

Boa parte das dores que sentimos, principalmente as físicas, estão relacionadas ao nosso estresse. Toda vez que nos deparamos com uma situação de estresse, nosso corpo instantaneamente fica preparado para tomar as reações adequadas para lidar com o perigo iminente, prezando pela sua integridade e sobrevivência. Nossos músculos se contraem, nosso estômago vira do avesso, nosso cérebro trabalha na velocidade da luz.

E convenhamos, no nosso cotidiano, passamos por situações de estresse repetidas vezes. E com isso, exigimos muito do nosso corpo, desgastando-o e assim fazendo com que surjam dores, tanto físicas quanto emocionais.

Através das práticas de Mindfulness, é possível observarmos nosso corpo ao longo do dia e descobrirmos em quais momentos ou situações determinada dor aparece. Assim, aumentamos nossa consciência em relação ao motivo, ao gatilho que dispara essa tensão no nosso corpo. E uma vez identificado, podemos trabalhar para solucionar ou evitar esse tipo de situação.

2º Fortalecimento do sistema imunológico e diminuição dos processos inflamatórios

Assim como discutido no tópico anterior, nosso corpo reage às situações de estresse que enfrentamos. Podemos nos comparar com um animal que vive na selva: Quando ouve qualquer barulho, já fica totalmente atento, esperando para enfrentar o perigo iminente. Nós também somos assim. O problema é que, com as pressões constantes que sofremos, estamos sempre forçando nosso corpo a ficar atento para a batalha. Não damos a ele um devido tempo de recuperação. E aí, é como se estivéssemos impedindo que um machucado se cicatrize, arrancando todo dia sua casquinha. A maneira do corpo protestar contra esse excesso e repetição é através de dores e até mesmo inflamações.

Treinando nossa mente a estar verdadeiramente atenta no momento presente, podemos começar a perceber melhor as situações que enfrentamos e controlar nossas emoções. Assim podemos amortecer ou até mesmo cessar o estresse quando possível. É como se estivéssemos dando férias para o corpo. Diminuindo sua carga de trabalho. E férias cura todas as doenças, não é mesmo?

3º Melhora da inteligência emocional e dos relacionamentos interpessoais

A prática de Mindfulness consiste em prestar atenção em você mesmo. É como se você estivesse passando um período com uma pessoa, observando todas as ações, manias e pensamentos dela. Com o passar do tempo, você vai começar a conhecer essa pessoa mais profundamente. Entender suas emoções, reações, desejos.

Uma vez que você se conhece melhor, mais profundamente, você tem a oportunidade de se aceitar como é. Conseguirá construir expectativas mais próximas da sua real capacidade, compreendendo melhor seus limites e qualidades. Isso é desenvolver sua inteligência emocional.

E ainda melhor: Uma vez que você esteja bem treinado em se conhecer e principalmente, se aceitar, você terá uma maior facilidade em aceitar também o outro, da maneira como ele é. Entender que o outro é um ser único, com capacidades, gostos e emoções diferentes das suas, irá melhorar consideravelmente sua empatia e capacidade de relacionamento com as pessoas ao seu redor.

4º Melhora de habilidades como capacidade de tomada de decisão, performance sob pressão etc.

Outra vantagem da prática do Mindfulness, através do autoconhecimento, é você conseguir perceber e mapear suas reações mediante determinadas situações. Compreender os padrões que cada emoção desencadeia, entender seus efeitos e principalmente seus gatilhos, ou seja, o momento e motivo que provocaram essa emoção.

Quanto maior seu autoconhecimento, mais fácil será para você conseguir dominar e escolher suas reações, principalmente em situações de estresse. Por exemplo, quando você está em uma importante reunião de negócios ou em uma entrevista de emprego. Conhecendo seu corpo e suas emoções, você pode perceber seu nervosismo através dos sintomas desencadeados por ele e tentar controlá-lo. Ou ainda, direcionar seu foco para aquele momento, impedindo que sua mente divague, auxiliando que suas tomadas de decisão sejam mais rápidas e assertivas.

 

Esses são alguns dos benefícios que os praticantes de Mindfulness podem aproveitar. Agora que você já tem uma ideia melhor de tudo que envolve a prática de Mindfulness, te convido a clicar no vídeo abaixo e assistir uma apresentação do Curso à Prova de Estresse com Mindfulness

Gostou??? Compartilhe